O GRUPO UNIÃO NORTE desenvolveu políticas apropriadas ao perfil de suas Empresas, tendo por objetivo evitar a prática de irregularidades, em especial a de atos lesivos à administração pública.

Estas políticas tem como foco a criação de diretrizes que busquem reduzir os riscos da prática de atos ilícitos contra a Administração Pública. Não obstante, sua função é também a de mitigar os riscos do cometimento de quaisquer irregularidades pelos empregados e dirigentes do GRUPO.

A seguir, apresentamos algumas das políticas adotadas pelo GRUPO, levando em consideração o disposto no manual “Programa de Integridade – Diretrizes para Empresas Privadas”, da CGU, e demais temas relevantes para a consecução de um ambiente corporativo ético e íntegro:

 

 

a) Política de relacionamento com o setor público (download)

Foram estabelecidas regras de relacionamento com o setor público que ponham em evidência o comportamento esperado dos dirigentes e empregados do GRUPO sempre que for necessário o contato com agentes públicos.

b) Política relativa ao oferecimento de hospitalidade, brindes e presentes a agentes públicos nacionais ou estrangeiros (download)

O GRUPO criou uma Política de Oferecimento de Hospitalidade, Brindes e Presentes a Agentes Públicos, através da qual implementou regras que estabeleçam o que é aceitável, com o objetivo de mitigar os riscos de que tais condutas sejam adotadas como forma de ocultação de pagamento de vantagens indevidas ou como forma de influenciar a decisão de agentes públicos na escolha por determinado produto ou serviço.

c) Política relativa a registros e controles contábeis (download)

Os registros contábeis das Empresas do GRUPO são mantidos organizados e claros pelo setor de contabilidade. Todos os registros que envolvam valores destinados ao setor público serão detalhados, contendo a justificativa para a contratação do serviço e avaliações quanto à qualidade e entrega do serviço ou produto.

d) Política de contratação de terceiros (download)

O GRUPO adotou política de verificação de terceiros contratados de forma a evitar o estabelecimento de relações contratuais com pessoas ou empresas inidôneas. Esta verificação será realizada pelo setor de compliance, que averiguará possível envolvimento do terceiro em atos lesivos contra a administração pública.

e) Política de fusões, aquisições e reestruturações societárias (download)

Quaisquer operações societárias realizadas pelo GRUPO, tais como fusões, aquisições ou incorporações, serão precedidas de minuciosa due diligence de compliance da empresa-alvo, com o objetivo de verificar o cometimento de desvios como corrupção, fraudes, suborno, dentre outros. Tal verificação visa garantir a idoneidade da empresa que está sendo avaliada.

f) Política sobre patrocínios e doações (download)

Sempre que alguma Empresa do GRUPO optar por realizar uma doação ou patrocínio, o setor de compliance irá analisar o histórico do destinatário como forma de garantir que os seus recursos sejam direcionados a indivíduos idôneos.

g) Política sobre práticas anticoncorrenciais (download)

É proibida a adoção de práticas anticoncorrenciais, motivo pelo qual implementou-se política de independência no relacionamento com empresas concorrentes.
Todas as informações de mercado serão buscadas de maneira lícita e através de fontes autorizadas, sendo certo que qualquer conduta que atente contra as normas de livre concorrência da legislação brasileira será objeto de medida disciplinar.

h) Política sobre assédio e discriminação (download)

O GRUPO não tolerará a prática de assédio, sexual ou moral, em seu ambiente de trabalho, seja através de condutas ofensivas, abusivas, intimidadoras ou humilhantes.

Ressalte-se que, além destas políticas, poderão ser criadas outras novas caso o setor de compliance entenda ser necessário.